A história da nossa Coudelaria remonta ao 2.º Conde de Sobral, D. Luis de Mello Breyner (1807-1876), cuja dedicação aos cavalos teve como resultado a obtenção de diversos prémios em Portugal e no estrangeiro. Foi contudo o 3.º Conde de Sobral, D. Hermano José Amalric Braamcamp de Mello Breyner (1840-1905), um dos fundadores do Turf -Club, que criou então condições excelentes para a criação e ensino de Cavalos de Puro Sangue Lusitano, incluindo a construção de instalações específicas para o efeito e alojamento para os treinadores.

No início do Séc. XX D. Manuel Braamcamp Sobral, mais tarde a sua filha Sofia e depois os seus filhos continuaram esta tradição de família. A Coudelaria do Casal Branco tem hoje um papel privilegiado na selecção e apuramento da espécie. Os seus cavalos têm um lugar de destaque no ensino, tauromaquia e desporto.

Grandes nomes da arte equestre têm adquirido alguns dos nossos lusitanos tais como Pablo Hermozo de Mendonza, Àlvaro Domecq e João Ribeiro Telles (Toureio), Luis Valença Rodrigues e Nuno Oliveira (Mestres de Ensino), George Bowman (Campeão Inglês de Atrelagem), Catherine Durand (Dréssage) com o nosso cavalo ‘Gafanhoto', entre outros.